sábado, 3 de dezembro de 2011

Dispositivo para evitar Úlceras em doentes acamados

A Tomorrow Options, spin-off do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, ligado à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, apresentou um dispositivo microeletrónico que vai auxiliar as equipas de enfermagem a prevenir o aparecimento das úlceras de pressão em pacientes privados de movimentos.
O MovinSense, colocado no peito do paciente acamado e privado da capacidade de se movimentar sozinho, regista a posição do paciente e comunica via wireless com as equipas de enfermagem, alertando-as sempre que é necessário reposicionar um paciente.
O objectivo é prevenir o aparecimento de úlceras de pressão, um tipo de ferida facilmente evitável e que, por isso, é consensualmente considerado um erro clínico, mas cujo tratamento é dispendioso, custando em média cerca de quatro por cento do orçamento de saúde de um país desenvolvido.

1 comentário:

Filipe maio disse...

Interessante... o único entrave é o investimento que é necessário disponibilizar principalmente em tempos difíceis como os actuais...no qual as instituições públicas nomeadamente o serviço de saúde público já está bastante magro (orçamento)