segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

“Noyce: o visionário, nascido para inspirar”

Tal como muitas páginas ligadas às tecnologias, fazemos aqui uma breve homenagem a Robert Noyce hoje 12 de Dezembro, dia em que o norte-americano completaria 84 anos de idade.
Robert Noyce foi o importante inventor do microchip.
O pai dos microchips nasceu a 12 de Dezembro de 1927 (em Burlington, Iowa), e com 15 patentes registadas em seu nome nos Estados Unidos da América, acabou por influenciar de uma forma saudável as mentes das mais jovens gerações de criadores.
Noyce percebeu-se das maravilhas da manipulação do silício, tendo como finalidade criar uma estrutura integrada, onde transitores e circuitos eléctricos pudessem fazer parte de um todo, criando assim o circuito integrado.
Estes microships são parte integrante e importante dos sistemas computacionais.
O físico faleceu em Junho de 1990, vítima de uma complicação cardíaca.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Banco do carro reconhece traseiro do condutor


O Advanced Institute of Industrial Technology de Tóquio desenvolveu um banco de carro com 360 sensores capaz de reconhecer o traseiro do condutor, com um grau de precisão de 98%.

De acordo com o Tech Crunch, estes sensores funcionam independentemente e enviam a sua leitura para um portátil que mede vários factores como a pressão ou o ponto de contacto para desenhar uma imagem do traseiro do condutor.

O próximo passo é fazer com que o veículo só arranque se identificar corretamente o seu condutor habitual.



sábado, 3 de dezembro de 2011

Dispositivo para evitar Úlceras em doentes acamados

A Tomorrow Options, spin-off do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, ligado à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, apresentou um dispositivo microeletrónico que vai auxiliar as equipas de enfermagem a prevenir o aparecimento das úlceras de pressão em pacientes privados de movimentos.
O MovinSense, colocado no peito do paciente acamado e privado da capacidade de se movimentar sozinho, regista a posição do paciente e comunica via wireless com as equipas de enfermagem, alertando-as sempre que é necessário reposicionar um paciente.
O objectivo é prevenir o aparecimento de úlceras de pressão, um tipo de ferida facilmente evitável e que, por isso, é consensualmente considerado um erro clínico, mas cujo tratamento é dispendioso, custando em média cerca de quatro por cento do orçamento de saúde de um país desenvolvido.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Lentes de Contacto que mostram Imagens Digitais


A lente foi testada em coelhos anestesiados, sem efeitos nocivos para o animal, garantiram os investigadores responsáveis pela experiência, uma equipa de americanos e finlandeses, coordenada por um investigador da Universidade de Washington, nos EUA.
A lente integra uma minúscula antena, um circuito integrado de rádio e um díodo emissor de luz. Funciona através de uma bateria sem fios, que teve de ser colocada a dois centímetros das cobaias, embora funcione a uma distância de cerca de um metro quando a lente não está colocada num olho.
Esta experiência abre portas a lentes de contacto que sejam capazes de mostrar imagens mais complexas, como texto e fotografias, numa tecnologia que pode ter várias aplicações: desde dispositivos para fornecer direcções (uma espécie de GPS em versão lente de contacto) até videojogos.
Um dos obstáculos que os cientistas ainda têm de ultrapassar é o facto de o olho humano não se focar numa imagem que esteja na sua própria superfície – em vez disso, o olho foca-se em imagens que estejam à distância.


in http://www.publico.pt/Tecnologia/cientistalentes-de-contacto-que-conseguem-mostrar-imagens-digitais-1522119  consultado a 01-12-2011

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Toyota cria bicicleta que "lê a mente"



A Toyota criou uma bicicleta que consegue "ler mentes". A Prius X Parlee, a versão duas rodas do carro híbrido Toyota Prius, nasceu de uma parceria com a empresa de bicicletas Parlee e a empresa de design Deeplocal. Veja o Vídeo.
A marca Toyota criou a Prius X Parlee (PXP), uma bicicleta que lê a mente do utilizador e muda as velocidades automaticamente. O velocípede assenta nos avanços tecnológicos experimentados com o carro Prius AVOS (Sistema Automático de Operação do Veículo), um híbrido inovador e fácil de utilizar, graças à sua concepção intuitiva e sensorial.
Concebida pelo famoso designer de bicicletas Bob Parlee, em conjunto com a empresa de engenheiros Deeplocal, a mais recente criação futurista da Toyota, a bicicleta PXP, foi concebida para ser um modelo aerodinâmico e é totalmente feita de carbono. Além de combinar a tecnologia agressiva de uma bicicleta de corrida, a PXP tem também a acessibilidade de uma bicicleta de estrada. É desenhada não só para ter um bom desempenho mas também, para percorrer grandes distâncias. O que torna esta bicicleta especial é o capacete criado pela Deeplocal, que permite ao utilizador controlar o velocípede apenas com o pensamento.

in http://www.jn.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=2144006 
visualizado a 25-11-2011

sábado, 19 de novembro de 2011

Bibliotecas



Esta biblioteca pública, na Holanda, inovou ao implementar este projecto que consiste em ter disponíveis sofás que andam atrás/com o utilizador com tecnologia RFID. RFID: utiliza transponders ( os quais podem ser apenas lidos ou lidos e escritos) nos produtos, como uma alternativa aos códigos de barras, de modo a permitir a identificação do produto de alguma distância do scanner ou independente, fora de posicionamento. Tecnologia que viabiliza a comunicação de dados através de etiquetas com chips ou transponders que transmitem a informação a partir da passagem por um campo de indução.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Na palma da nossa mão


Esta tecnologia utiliza disco rígido como suporte de armazenamento. Dada a sua enorme capacidade, os aparelhos que utilizam disco rígido oferecem uma maior gama de serviços, tais como armazenamento de vídeos e fotografias. Também é frequente encontrar dispositivos que permitem armazenar letras das músicas que podem ser acompanhadas enquanto a mesma é ouvida. Também é possível encontrar aparelhos que gravam voz em formato digital. A sua capacidade de armazenamento varia entre 1,5GB e 160GB, 20 vezes mais que a tecnologia Flash.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Alguns Sistemas Computacionais nas futuras casas...



Máquinas de lavar e secar roupa inteligentes! Uma máquina de lavar e secar com conectividade, o módulo de Smart Diagnostics permite que fale com o técnico remotamente, e tem Wi-fi. Junto com ela vem uma App de Android com a qual pode-se verifica o estado da lavagem, ligar, mudar a programação e desligar.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Alguns Sistemas Computacionais nas futuras casas...

A Samsung Electrónica Portuguesa apresenta o NaviBot, o novo aspirador robot. Com o Sistema Visionary Mapping™, o NaviBot é guiado por um nível de inteligência nunca antes visto. Dois chips de controlo CPU comandam o “cérebro” que está por detrás do inovador programa de navegação, permitindo ao NaviBot, analisar a sua casa e memorizar a sua localização em qualquer altura, em particular face a contornos de objectos e à base de carregamento. Uma pequena câmara integrada permite a utilização do Sistema Visionary Mapping™, que tira 30 fotografias por segundo ao espaço onde se encontra. Através da utilização destas fotografias, o NaviBot cria uma imagem virtual da casa, identificando a localização exacta de obstáculos como mobiliário e decoração. Calculando o caminho mais rápido e seguro a percorrer, o NaviBot é capaz de limpar uma casa, adequando o tempo e o esforço necessários.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Estacionamento Automático



Os alemães da Volkswagen, que já fazem carros há mais de sete décadas, demonstram que as tecnologias também estão incorporadas na sua evolução. Em Wolfsburg, a empresa concentra, junto a uma fábrica de automóveis, uma torre recheada de carros e com o centro oco. A torre serve de armazenamento para carros personalizados encomendados. Bem no meio da estrutura, há um elevador giratório que retira e devolve os veículos aos andares, armazenando a sua posição.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mas afinal, o que é um sistema computacional?


O mundo tecnológico nunca teria existido se não para o desenvolvimento do computador. Todas as sociedades usam estas máquinas, em diferentes tipos e tamanhos. Eles são ferramentas essenciais em todos os campos de pesquisa e avanços tecnológicos. Um Sistema Computacional é referido como aquele que automatiza ou apoia a realização de actividades humanas através do processamento de informações. Um sistema baseado em computador é caracterizado por alguns elementos fundamentais e portanto podemos referir que um sistema computacional é algo que possuí: Hardware (UCP, memória, dispositivos E/S), Software (Sistema operativo, aplicações), Informações, Utilizadores, Procedimentos ou Tarefas e Documentação.
Neste tema escolhido em especifico vamos mais além de um computador, ou do vosso telemóvel pessoal que permite muito mais do que efectuar uma chamada ou mensagem de texto, ou até das consolas existentes em qualquer casa. Aqui, vamos abordar principalmente os Sistemas Computacionais para além dos computadores. Mas afinal, o que é um Sistema Computacional que não seja um computador? Terá de existir inevitavelmente componentes base para permitir um processamento, armazenamento e poderá ter dispositivos de entrada ou de saída. Um bom exemplo para explicar esta diferença seria entre um computador e GPS. Este envolve o processamento do sinal recebido de um satélite, efectua cálculo das rotas, da localização geográfica e o seu relacionamento com um mapa.

Apresentação

Sejam bem-vindos caros leitores e pensadores. Este espaço tem como objectivo reunir informação acerca do título inicialmente apresentado "Sistemas Computacionais para além de computadores". O seu nascimento deve-se à importância da necessidade de criar um espaço de alojamento informacional, acessível ao mundo inteiro. Devemos isso ao momento em que nos encontramos e que vivemos, estamos na Era da Informação, onde qualquer pessoa, de qualquer canto do mundo consegue aceder, partilhar e discutir temas do seu interesse.
Este trabalho de investigação consiste na existência de sistemas computacionais que vão muito mais além dos computadores, vistos como principais fornecedores de bases para a execução de aplicações. De mãos dadas com a tecnologia e a informação, os sistemas computacionais aparecem na nossa vida diária como indispensáveis.