quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Lançamentos tecnológicos de 2011

No inicio deste novo ano, nada melhor que dar uma olhada ao ano que terminou e relembrarmos algumas das tecnologias que de acordo com algumas paginas de noticias online sobre tecnologias.
Comecemos por falar do Sonar para cegos que traduz distância de objectos em pressão para a mão do utilizador.
A fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências visuais, foi criado o Tacit, um sonar portátil que avisa a proximidade do utilizador a outros objectos com sinais por pressão.
Este dispositivo ainda é um protótipo que pode ter muitas melhoras, como o uso de peças menores para diminuir seu tamanho pela metade. Outro exemplo dado por ele foi a criação de um melhor sistema para que os deficientes possam trocar a bateria do Tacit com mais facilidade.

Outra novidade tecnológica é a invenção do Google, os carros sem motorista. Quando grande parte dos acidentes de viação com feridos graves ou mortes, serem de origem humana (erro ou descuido do condutor), o Google cria este automóvel que não necessita de condutor mas apenas de um sistema computacional.
Ideia desenvolvida já em 2010 toma alcance e realidade em 2011 com grandes perspectivas para o futuro!




Por fim é de relembrar o Robô da Samsung com coração de Galaxy que sabe abraçar e cantar.
O Xmas Hugs utiliza um tablet Galaxy Tab 10.1 LTE como seu “cérebro” (e também como cabeça) e um smartphone Galaxy S II LTE como seu “coração”.
A maior parte do controle do robô é feita pelo tablet, enquanto o S II é responsável por promover a interacção com o utilizador.

O robô é capaz de cantar músicas (natalinas), fazer movimentos de dança e claro, como seu próprio nome sugere, dar abraços. Seu corpo tem quatro câmaras que captam imagens transmitidas para o site oficial da iniciativa.
Existem com toda a certeza inúmeras tecnologias a referir entre estas com igual destaque, por isso não deixem de consultar as principais notícias sobre as tecnologias.

Jacto pulverizador autónomo



O conceito mostrado é um pulverizador capaz de, num primeiro momento, realizar tarefas em ambientes controlados, tais como estufas.
O seu sistema de pulverização identifica as plantas permitindo o acionamento preciso, economizando consumos e protegendo o meio ambiente. Também está dotado de sensores que monitorizam continuamente as condições meteorológicas e decidem, de forma autônoma, se devem ou não realizar a pulverização.
Para o desenvolvimento deste conceito, a empresa necessitou reunir vários conhecimentos, como por exemplo: Sistemas de navegação; Visão computacional para identificação de objectos e obstáculos; Tecnologias de comunicação entre máquinas para trabalhos colaborativos entre vários equipamentos; Telemetria para medir e controlar os parâmetros de trabalho.
O veículo autónomo proporcionará um trabalho seguro ao homem (evitando a sua presença em ambientes de risco) e ao meio ambiente, além de proporcionar qualidade através do controlo dos parâmetros críticos da operação.